sábado, 17 de outubro de 2009

Meus pêsames

Então acabou. Um embrião abortado. Duas semanas não deveriam ser suficientes para deixar mágoa e decepção onde em tão pouco tempo antes não havia nada. Mas a mais inerte das estruturas uma promessa vã abala.
Respiro fundo. O que foi isso?
Descubro que a gestação interrompida não foi da semente de outrem, mas estive prenhe de mim. Entregar-se, ainda que por breves instantes, desperta virtudes adormecidas. É daí que escorre os leites das mães adotivas.
As cidades inundadas estão vazias. Eu vagava acostumado a seu vai-e-vem. E você se acredita vazio também. Quando a ilha e o porto seguro estão em seu navegante.
Para onde quer que se sonhe ir, o ponto de partida é sempre o mesmo. Este nunca te abandona.
Morre o feto. Precocemente querido. Nasço eu. Uma vez mais perdido. E ainda assim, mais amado. Por seu novo filho.

7 comentários:

  1. recomeçar é duro.
    e quem disse que qualquer coisa relacionada ao 'viver' é fácil?
    haha. que ilusão.

    eu estava a comentar ainda agora com um amigo sobre a indecisão, que é um momento particular que estou vivendo agora. eu dizia a ele que quando tenho duas ótimas oportunidades nas mãos mas só posso optar por uma das duas, eu normalmente desisto das duas e monto meu plano 'C'. sou mestra nas artes da fuga de qualquer coisa. só não experimentei assaltar o Banco Central ainda porque dinheiro nunca me deu sorte.

    e, por ser mestra nas artes da 'fuga', vivo recomeçando de novo. ai, é um saco isso.

    e, sim, eu sou a favor do aborto. :)

    ResponderExcluir
  2. para quem não entende nada de poesia, esse foi um texto cheio de linguagem poética.
    achei lindo dizer: 'As cidades inundadas estão vazias'.
    pra mim foi uma imagem perfeita para dizer uma frustração.
    aquele que está repleto, sente-se vazio. e, apesar disso tudo ser um tanto triste, importante é se reinventar, renascer.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Deise.
    Uma boa dose de angústia é capaz de operar milagres literários...rsrs
    mais uma vez obrigado pela leitura atenta e generosa.

    abraço forte,

    herdeiro

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa de Caio Fernando Abreu me lembrou você, nesse estado down... Aliás, ele é uma leitura ótima pra esses momentos.

    "Desistir não é nobre. E arduamente não desistimos". (CFA)

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, não tenho nada dele aqui em casa pra ler...conheço uns poucos contos de coletâneas, na verdade.
    Quais livros vc indica??

    abração,

    herdeiro

    ResponderExcluir
  6. Te indico o livro Morangos Mofados, acho que você vai se identificar muito com a fragmentação e a solidão do personagem. E Os dragões não conhecem o paraíso. Talvez até a linguagem do Caio Fernando Abreu te inspire um pouco. Muito provável você gostar de verdade. ;)

    ResponderExcluir