segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dois dedos a mais.

Lembrou-se de ter ouvido alguém dizer que a diferença entre um remédio e um veneno estava na dose. Dita de forma prosaica, a frase soara-lhe de uma poesia profunda e arrancava-lhe agora um discreto sorriso. Fora transportado de súbito para a infância, quando extraía desde muito cedo todo o afeto de que carecia da devoção suprema ao conhecimento.

---Fumar causa câncer. O cheiro é desagradável. Por que diabos alguém compra cigarros?

Preservar a própria vida, ao contrário do instinto de sobrevivência nos animais, deveria ser uma prova da racionalidade humana. Ou o principal indicador da sanidade de um indivíduo.

Até que num dia como outro qualquer sua bela, jovem e saudável esposa vai ao dentista fazer um tratamento de canal. Tão logo a broca atinge seu alvo, uma rara bactéria é liberada na corrente sanguínea e provoca um ataque cardíaco letal quase instantâneo.

Mas cada minuto de vida é precioso. Existem tantas metas a serem batidas, novos desafios, quem sabe mesmo amores.

Não, a ideia de um destino pré-determinado não encontrava apelo em Antonio. Os livros enfileirados lado a lado nas incontáveis prateleiras da biblioteca não cansavam de repetir-lhe as diferentes crenças alimentadas pelo homem de acordo com sua época.

Tampouco era a felicidade do indivíduo medida por seu tempo de vida. Caso assim fosse, toda criança nasceria infeliz e os velhos morreriam explodindo de insustentável alegria.

Claro, cada um teria sua resposta para o mistério da vida.

Ele acreditava na dose. E foi pensando nela que virou dois dedos a mais antes de deitar-se.

9 comentários:

  1. Casos de polícia, romances recém-iniciados-acabados, mensagens psicodélicas na internet, e textos com ressaca moral... Too bad...
    Ainda tem um paragrafo que te denuncia, herdeiro: "Mas cada minuto de vida é precioso. Existem tantas metas a serem batidas, novos desafios, quem sabe mesmo amores".
    Acho que você tá precisando sossegar esse coração. Torcer daqui pra que a próxima pincipa não seja uma sapinha mala. rsrs
    Tamos aqui sempre,viu? Dividindo essas ressacas morais,[putz! as minhas não passam nunca, por isso eu tenho um blog também] e gostando sempre do que você escreve.
    Beijão.
    "Todo dia de manhã é nostalgia das besteiras e das besteiras que fizemos ontem". (TM)

    ResponderExcluir
  2. putz! quanto conteúdo!
    ahm.. eu acredito em destino. e acredito que tudo o que fazemos trilha para a concretização de algo que já está escrito.
    casualidade? não existe. embora as pessoas vivam procurando desesperadamente por ela. e se satisfazem com ela.
    a minha perspectiva é realista.
    tudo o que eu faço está escrito.
    posso mudar a minha maneira de ser ou de reagir a cada situação, através do conhecimento da vivência de outros.. mas nada mudará o que é real para mim.
    e, mais, as pessoas sabem tanto disso que sofrem!
    eu não mais.
    um exemplo 'básico': eu não nasci para ser amada. nasci para amar, mas ser amada não está no meu script. então eu me conformo. é o jeito.

    eu também acredito na dose.
    e toda sexta feira eu viro uma, duas, três...

    p.s.: eu tinha que terminar o comentário fazendo piada, né...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Deise.
    Brigadaço pela preocupação, mas o texto veio de uma fusão de inspirações aleatórias, mesmo.
    A ressaca moral de que falei pra Sandra vem da bebedeira na vida real, não estão necessariamente presentes nestas singelas aventuras literárias.
    As mensagens psicodélicas na internet...representam os sinais dos tempos. Chegar em casa marinado no álcool e sair postando comentários sem sentido na web é primo em primeiro grau de passar a mão no telefone e perturbar todo e qualquer ser q estiver na sua agenda telefônica (claro, sempre há os prediletos....melhores amigos...ex recente)
    Meu coração tá tranquilaço! Na verdade tenho rido bastante das figuras q cruzaram meu caminho nesses 6 meses. Particularmente, não sofro tanto por aqueles q entram e saem. A merda é quando não há motivo para sentir nada!! rs

    Valeu pelo carinho e consideração de sempre.
    abração

    ResponderExcluir
  4. Sandra,

    Por mais tecnológico e midiático que seja nosso presente, com toda segmentação, pluralização e difusão exponencial da informação e das artes em geral, tenho a impressão de que a noção de AMOR ainda está fortemente presa a um ideal romântico magnífico, sim, mas nos filmes de Hollywood.
    É hora de nos deixarmos invadir por outras narrativas, menos lineares, menos normativas.
    Uma vez, eu e uma ex-namorada perguntamos para uma amiga que beirava os 30 e que NUNCA tinha namorado de verdade se ela não tinha medo de ficar sozinha. Ela respondeu: Eu, não! Quando ficar mais velha, não vão faltar amigas divorciadas e amigos gays pra me fazer companhia.
    Acho que ela tava coberta de razão...rs

    ResponderExcluir
  5. Eu tb estou às voltas com meu projeto de mestrado, sei como é esse processo. Desejo sorte e sucesso pra você Herdeiro. Agora, tenta postar vez por outra, ok? :-)

    ResponderExcluir
  6. Pode deixar, Deise! Juro q vou tentar...é q sou a enrolação em pessoa

    ResponderExcluir
  7. Pode parecer clichê, mas a vida realmente acontece nas coisas menores e simples que a gente não costuma prestar atenção. Nós não costumamos olhar no rosto do faxineiro do trabalho, nem tem coragem de encarar o mendigo na rua e geralmente essas são as pessoas que vão nos dar lições que a gente vai levar pra vida inteira.
    Ontem eu tava na rua e uma mulher meio triste se aproximou de mim pra pedir uma ajudar dizendo que tinha hanseníase. Eu perguntei se ela fazia algum tratamento, ela disse que sim, mas que precisava de dineiro pra cuidar dos ferimentos e me mostrou a mão dela, que não tinha mais dedos, só uma ferida... Aquilo me causou demais... Me doeu ver aquela mulher que tinha perdido a mão por conta de uma doença, que é absolutamente tratavel hoje em dia.
    E nisso não tem nenhum pouquinho de fantasia ou ficção, é a realidade que muitas vezes vem nos tirar da nossa torre no castelo encantado do mundo ilusório em que vivemos.

    Acho que é isso...
    Está virando um hábito contarmos causos, por comment. rsrs
    Ah, lembrei de algo que você escreveu por aqui, quando estava escrevendo meu último post, depois vê lá.
    Até mais Herdeiro.
    Ótima semana pra você! =)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. putz.. thundercats u-óh de antigo, né.. haha!
    mas eu lembro sim.
    e os Super Fantásticos, leeeembro também.

    já foste conhecer meu 1o super herói?

    p.s.: desculpa, odeio ficar respondendo comentário via comentário, mas eu senti precisar responder ao seu.

    ResponderExcluir