terça-feira, 21 de julho de 2009

quem sabe?

Esperança e auto-estima, virtudes que movem o mundo.
Não preciso de esperança. Não tenho nada a temer a não ser meu potencial de auto-destruição.
Já o teor de auto-estima me é indecifrável. Sou fantasmagórico. Entro e saio do meu corpo, ligo e desligo os botões da consciência ao meu bel prazer. Vago pelas ruas e observo as pessoas implorando: Estou aqui. Aceite-me. Concorde comigo.

Compreendam: Não quero casar com vocês. Nenhum de vocês. Nunca.

Fui abandonado na porta da igreja ao nascer. Não preciso retornar a ela para selar minha felicidade eterna. Sou minha própria religião.

A felicidade eterna me enjoa. Deixa eu te experimentar. Só um pouquinho. Só uma parte de você.

Duvide de mim, dos meus sabores, das minhas intenções.

Quando eu for certeza, quando tu fores certeza, certo também será nosso rápido adeus.

E que nosso reencontro seja uma miragem. Sem o peso de culpas e frustrações.

Não sei se gosto de mim. Não sei se gosto de você.

Se não chegarmos a conclusão alguma....quem sabe nos amemos sem saber.

9 comentários:

  1. Esse teu texto me fez lembrar tanta coisa...
    Potencial de auto-destruição era o que Freud chamava de pulsão de morte. Tudo aquilo que fazemos para antecipar o nosso fim, algumas vezes, de forma inconsciente, outras vezes,
    de forma consciente.
    Quem me conhece, de fato, não entende essa porção de caos que existe em mim e que aparece nos textos. Às vezes, me perguntam por que
    eu escrevi aquilo,e eu penso no por que, mas não digo, eu só rio, cá com os meus botões. rsrs
    A eternidade é uma ilusão estúpida de imortalidade, do medo que temos das nossas incapacidades, de não querer aceitar que tudo é finito, menos os números.
    Aí, a gente se sobrecarrega de pesos insuportáveis e de cobranças sociais, das quais eu tenho ousado duvidar sem medo, e não tenho me arrependido. Você fala de muitas delas nesse texto, e reflete sobre isso tudo com uma sábia moderação.
    Talvez o teu texto seja eterno, todo o resto não. [rima tosca no final... urg!]

    'Quando eu for certeza, quando tu fores certeza, certo também será nosso rápido adeus'.

    ResponderExcluir
  2. Achei teu texto fantástico, e me identifiquei muito ctg em diversos aspectos acima citados.
    Mente brilhante a sua!
    Fora do clichê que paira no mundo.
    ;*

    ResponderExcluir
  3. eu estava indo pro trabalho hoje, e pensando algumas coisas, e me veio na mente o seguinte pensamento:

    'tudo o que é exagerado é falso.'

    lembrei-me daquela:

    'exagerar é mentir.'

    e lembrei-me de tudo isso após ler 'Quando eu for certeza, quando tu fores certeza, certo também será nosso rápido adeus.'

    o que se coloca em um plano fantástico nunca, jamais pode ser realizado. pois, se isso acontece, vira certeza.

    nós não queremos certeza, apesar de sempre estarmos em busca de realizações. eu penso que as pessoas querem sempre sonhos.. fantasias.. que, quando se realizam, morrem.

    eu, indiretamente, escrevi a minha atitude perante isso no Dixt:: (http://dixt.blogspot.com/2009/03/eu-quero-no-passado.html)

    eu acho que esse mundo tá meio perdido.. meio sem esperança, sem vínculos com o que nos faz ser 'de verdade'.

    ResponderExcluir
  4. Bom, esse texto não fala sobre sonhos, não...

    E a falta de esperança, pode não ser um problema, mas um sintoma de outros tempos...com outros desejos...outros anseios....

    O mundo sobre o qual eu escrevo está irremediavelmente perdido. Graças a Deus. rs


    abraço, grande, Sandra

    ResponderExcluir
  5. eu hein..
    é né.. cada cabeça uma sentença..

    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Eu rio demias dessas tuas histórias malucas. huahuahua
    A história vai ficar lá, se vc não achar ruim. Um amigo que provou um lance desses há pouco tempo se empolgou quando viu a palavra ácido e comentou aquilo, pelo jeito você também se empolgou... será que eu tenho que experimentar pra achar tão legal assim também? rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Olha...eu experimentei para saber que não posso tomar NUNCA mais...rsrs
    Claro que existem diversas maneiras de se vivenciar experiências. Não pense que estou fazendo apologia de nada, não..rsrs
    Se não, daqui a pouco vc tá treslokate e a culpa vai ser minha...kkkk

    abração, Deise

    ResponderExcluir
  8. acho que li esse post rápido demais.
    não tinha prestado atenção à ultima frase.

    que p*ta filosofia..

    ResponderExcluir
  9. Herdeiro, vc não sabe a luz que me deu falando de Proust! Quando no 'Em busca do tempo perdido', ele tenta encontrar o tempo do tempo como uma realidade criada pelo homem, esvaziando-o para alcança-lo.
    Estou numa busca quase obssessiva de encontrar um resposta pra esse vazio que se esconde na redução ao minimo da criação literaria contemporanea. Proust é uma boa referencia. Valeu pela lembrança. Aliás tua bibliografia é muito boa. Vai deixando pistas que eu sigo, hehehe.

    Te deixar uma frase que me causou esse final de semana, olha que lindo:

    'Ser artista é fracassar como ninguém mais tem ousadia de fracassar, este fracasso é o seu mundo e esquivar-se disso a sua deserção'... (Beckett)

    Eu acrescentaria dizer que para ser um fracassado basta estar tentando viver. Viver não é nada, senão, uma arte para poucos.
    Boa semana pra ti!!! =)

    ResponderExcluir